musculaçãoEliminar a gordura localizada e ganhar massa muscular é o propósito da maioria das pessoas que frequentam as academias de musculação. Normalmente, a estética é o grande motivo, ou seja, conquistar um corpo mais bonito e harmônico. No entanto, também é uma importante questão de saúde, já que as pessoas que estão acima do peso são mais propensas ao desenvolvimento de uma série de doenças, como hipertensão arterial, elevação do colesterol, diabetes e outros males.

A musculação engloba um conjunto de exercícios que trabalham a resistência e a força dos músculos de todas as regiões do corpo. É importante que seja aliada a uma atividade aeróbica, como a caminhada ou a corrida, para quem deseja perder peso. Por exemplo: uma boa opção é fazer 20 minutos de caminhada antes de começar a malhar, além de servir como aquecimento, você estará queimando calorias!mulhercorrendoesteira-get

Mas vamos aos benefícios da musculação em si: quando praticada regularmente, pelo menos três vezes por semana, ela pode reduzir as chances de desenvolvimento de uma série de doenças, como por exemplo, a osteoporose, artrose e a diabetes. Também traz muitos benefícios para a saúde do coração, afinal, não podemos nos esquecer de que esse órgão tão importante é um músculo também!

Para quem sempre sonhou em manter a jovialidade, a musculação também é uma boa pedida! Isso acontece porque à medida em que envelhecemos, nosso corpo tende a perder massa muscular. Como a musculação vai justamente contra essa lógica, ela contribui para retardar o envelhecimento. As mulheres ainda têm um benefício adicional: malhar reduz a flacidez da pele, consequentemente, ajuda a minimizar a aparência da celulite, que tanto incomoda o público feminino.

Corrigir a postura é mais um dos benefícios da musculação, inclusive, você pode até se livrar das desconfortáveis dores na coluna ao aderir a essa prática. Também irá perceber um aprimoramento significativo da sua flexibilidade, bem como da sua resistência, ou seja, subir escadas já não exigirá um esforço tão grande. A coordenação motora, a concentração e a disciplina são pontos que estão além da parte física e recebem uma interferência positiva da musculação.

É isso mesmo, como se já não bastasse tantos benefícios que a musculação proporciona ao seu corpo, ela também faz maravilhas a nível mental! A prática de atividades físicas estimula a liberação do hormônio endorfina, responsável pela sensação de bem-estar, por isso, após uma hora de treino, você irá se sentir melhor e terá razões científicas para isso! E só pelo fato de separar alguns momentos da semana para se dedicar a essa atividade, também já é uma excelente forma para aliviar o estresse do cotidiano.

Ir para academia também fará com que você entre em contato com pessoas diferentes e crie novos vínculos de amizade, o que também é um ponto muito positivo da musculação! No entanto, preste atenção em alguns detalhes: não deixe de malhar pelo menos três vezes por semana para perceber os efeitos, consulte um médico antes de começar a se exercitar e não dispense as orientações de um profissional.