suplementos-alimentares-2Ao longo do tempo, os parâmetros de beleza mudaram. Hoje, uma das aparências consideradas mais belas é a saudável, corpos bem definidos nos quais se nota de longe a presença de muito exercício físico! É por isso, e também em busca de mais saúde e qualidade de vida que homens e mulheres cada vez mais estão frequentando as academias de musculação.

O objetivo de quem começa a praticar atividades físicas com regularidade, normalmente é aliar a perda de gordura com o ganho de massa muscular. É aí que entram os suplementos, grandes responsáveis por muitas dúvidas. Afinal, fazer uso de suplementação é bom ou pode trazer prejuízos para a saúde?

No geral, pessoas que praticam atividade física com regularidade, necessitam dos mesmos nutrientes de um sedentário, no entanto, em quantidades maiores. Nesse caso, os suplementos servem para complementar a alimentação diária, a fim de que não falte nenhum nutriente, para que o atleta possa extrair todo o potencial da atividade que pratica.

À medida em que os suplementos servem para complementar a dieta, evitam que o indivíduo tenha algum problema de saúde pela possível deficiência de um componente fundamental para o organismo. Nesse sentido, a suplementação pode ser considerada positiva sim para os praticantes de exercícios físicos.suplemento-alimentar

No entanto, alguns detalhes devem ser observados. Se você pratica atividades físicas regularmente, o melhor que tem a fazer é procurar um nutricionista, que está apto para avaliar o seu caso especificamente, se você precisa complementar a sua alimentação com algum suplemento, qual deve escolher e como deverá consumi-lo.

Uma conduta comum e extremamente prejudicial é substituir as refeições do dia pelos suplementos. Como já afirmado, a suplementação serve como um complemento, não é o suficiente para ser colocada no lugar de nenhuma das refeições do dia. Além disso, também não é recomendável misturar vários tipos de suplementos diferentes ou consumir esse tipo de produto em excesso.

De modo geral, os suplementos produzidos à base de proteínas, aminoácidos, carboidratos e outros nutrientes não apresentam riscos para a saúde, desde que sejam tomados da forma correta, por isso que a orientação profissional é tão importante. Outro ponto que merece atenção: algumas marcas de suplementos não são autorizadas pela Anvisa, por isso, não opte por elas.

Existem alguns tipos de suplementos: os pré-treino preparam o organismo para a atividade física; os termogênicos aceleram o metabolismo e auxiliam na queima de calorias; os de proteínas promovem o ganho de massa muscular. Por isso, ao escolher a suplementação, também é preciso levar em conta qual é o seu objetivo com a atividade física que pratica.

E o mais importante: caso opte pela suplementação, ela sempre deve estar associada à prática regular de exercícios físicos e a uma alimentação balanceada, caso contrário, você não irá sentir benefícios reais em sua saúde e estética. Escolha levar uma vida saudável, pense em você e no seu futuro também!