Cha-Verde-650O chá verde tem se mostrado uma tendência muito atual no cotidiano das pessoas que optam por uma vida mais saudável. No entanto, o que nem todos sabem é que sua história é tão antiga que mal se sabe com certeza quando ele começou a ser utilizado. Provavelmente tenha sido na China, em 2737 a.C. que o chá verde nasceu, segundo a lenda, o imperador que governava o país naquele momento pediu que seus servos fervessem água para lhe preparar um chá, foi quando algumas folhas caíram dentro daquela água fazendo surgir, assim, o chá verde.

A tradição é milenar, porém, os benefícios são muito atuais. Muitos começam a tomar o chá verde tendo o emagrecimento como objetivo, e isso pode ser comprovado de diversas maneiras: esse chá possui substâncias que ajudam a dissolver os triglicerídeos, impedindo que eles se acumulem e se transformem em gordura; possui uma grande quantidade de antioxidantes que, entre outras coisas, aceleram o metabolismo, contribuindo diretamente com a perda de peso; o chá verde também auxilia na performance do organismo durante os exercícios físicos.800px-Teeblaetter2

 As propriedades emagrecedoras não são as únicas vantagens do chá verde! Outro benefício muito importante é a sua capacidade de prevenir problemas nas articulações, como a artrite, motivo de dores intensas nos portadores. O chá verde também é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo nas veias e artérias, reduzindo as chances de se desenvolver problemas cardíacos. Outro problema sério de saúde que pode ser prevenido com o mesmo é o derrame.

 Alzheimer e Parkinson são dois males que preocupam homens e mulheres, mas o chá verde é capaz de diminuir as chances de se adquirir as duas doenças, também devido à grande concentração de antioxidantes e de outros compostos. Para quem não abre mão de combater o envelhecimento precoce, o chá também é um importante aliado, retardando o aparecimento de rugas e manchas, além de melhorar a elasticidade da pele!

 O chá verde pode prevenir diversos tipos de câncer, bem como contribuir para o melhor funcionamento do intestino. É capaz de desenvolver a concentração mental e de reduzir os índices do chamado colesterol ruim. Todos esses benefícios são os motivos pelos quais um número cada vez maior de pessoas vêm adotando o consumo do chá verde como parte de seu cotidiano.

 Porém, para realmente sentir todos esses benefícios, é necessário tomar o chá todos os dias, de preferência mais de uma xícara. Não há um horário que seja o estabelecido como ideal, porém, vale lembrar que o chá verde tem cafeína em sua composição, podendo tirar o sono de algumas pessoas. Se esse for o seu caso, evite tomar durante a noite.

Para quem quer perder peso, uma dica é tomar uma xícara do chá entre o café da manhã e o almoço, já que isso irá trazer uma sensação de saciedade, evitando que exagere na alimentação. Prefira utilizar o chá fresco, adquirido em casas de produtos naturais, pois são melhores do que os encontrados em “saquinhos” nos supermercados.