INÍCIO E REINÍCIO DE JOGO
•SITUAÇÕES:
•Início do primeiro e segundo tempos;
•Toda vez que acontecer um gol.
•EXECUÇÃO:
•Cada equipe em sua quadra;
•A equipe adversária deve permanecer fora do círculo central;
•A bola deve ser movimentada para frente.
OBS:
•caso a bola seja movimentada para trás, o lance será repetido;
•Não é válido o gol em um chute direto de saída de bola.
LATERAL
•SITUAÇÃO:
•Quando a bola ultrapassar totalmente a linha lateral.
•EXECUÇÃO:
•A bola deve estar parada, sobre a linha;
•O atleta que faz a cobrança deve estar fora da quadra, não podendo pisar dentro da mesma;
•A execução da cobrança deve ser feita em 4 segundos;
•O adversário deve manter 5 metros da bola.
OBS: não é válido o gol diretamente do lateral, sem que a bola toque em um jogador antes de entrar na meta.
lateral
SUBSTITUIÇÃO
•SITUAÇÃO:
•Feita sempre na zona de substituição específica, localizada próxima ao banco de reservas, em qualquer momento do jogo.
•EXECUÇÃO:
•Não é necessário avisar a arbitragem ou qualquer componente da mesa;
•O atleta que vai entrar deverá esperar seu companheiro de equipe sair da quadra para depois entrar na mesma;
•Constatada uma irregularidade, um cartão amarelo deverá ser aplicado ao infrator.
OBS: Não há limite de substituição dentro da partida.
substituição 1
TIRO DE META
•SITUAÇÃO:
•Quando a bola ultrapassa totalmente a linha de fundo sendo tocada por último por um jogador de ataque.
•EXECUÇÃO:
•Feita pelo goleiro, dentro de sua área, utilizando somente as mãos;
•A bola deve sair da área para entrar em jogo;
•O goleiro deve fazer a  execução dentro de 4 segundos.
OBS: caso a cobrança seja feita com os pés, o árbitro mandará repetir a cobrança.
tiro de meta1
 ESCANTEIO
•SITUAÇÃO:
•Quando a bola ultrapassa totalmente a linha de fundo sendo tocada por último por um jogador de defesa.
•EXECUÇÃO:
•Cobrado no canto da quadra, na intersecção da linha de fundo com a de lateral;
•Da mesma forma que no lateral, o jogador adversário deve manter 5 metros da bola;
•O cobrador também não poderá pisar dentro da quadra;
•A bola deve permanecer imóvel durante a cobrança, a qual deve ser feita em no máximo 4 segundos.
OBS: é válido o gol de uma cobrança direta de escanteio.
escanteio
FALTAS
•DIRETAS:
•São aquelas em que o tento é válido com apenas um toque;
•Mesmo que haja vantagem, as faltas são computadas como coletivas.
•INDIRETAS:
•São aquelas que necessitam de dois toques na bola para validar o tento;
•Não são computadas como faltas coletivas.
•EXECUÇÃO:
•A barreira ficará disposta a uma distância de 5 metros da bola;
•O atleta que cobrará a falta possui 4 segundos para executá-la.
•LIMITES DE FALTAS:
•Cada equipe pode cometer até 5 faltas coletivas em cada período do jogo. A partir da 6ª falta, todas as faltas “diretas” serão consideradas “tiro dos 10 metros”.
TIRO DOS 10 METROS
•EXECUÇÃO:
•É executado por um jogador, contra o goleiro adversário a uma distância de 10 metros da mta;
•É um tiro livre direto que não há presença de barreira;
•O goleiro deve se posicionar no mínimo à 5 metros da bola;
•Independente do local da quadra onde ocorreu a falta, ela sempre será cobrada na marca dos 10 metros;
•Caso a falta ocorra a menos de 10 metros da meta, o cobrador poderá escolher entre o  local da infração ou a marca dos 10 metros.
tiro dos 10
O GOLEIRO
•AÇÕES:
•O goleiro não pode tocar com as mãos uma bola tocada por um companheiro;
•Após movimentar a bola (pés ou mãos), o goleiro só poderá recebe-la novamente em sua meia quadra se a bola tocar em um adversário;
•Dentro da quadra de ataque, o goleiro é livre para atuar;
•Na quadra de defesa, o goleiro tem 4 segundos de posse de bola;
•Se o goleiro defender a bola parcialmente, não será considerado como primeiro toque e o companheiro poderá devolver ao goleiro, sem que tenha sido jogada ou tocada em um atleta adversário.
OBS:
•Caso ocorra uma infração, um tiro livre indireto deverá ser cobrado no local. Se esta aconteceu dentro da área,  a bola será posicionada sobre a linha da área.
 goleiro 1goleiro 2