Musculação na 3ª idade      Muita gente pode pensar que musculação é uma atividade apenas para jovens ou pessoas que querem obter um aumento muscular significativo. Porém, a musculação é uma atividade que possui benefícios que vão além disso, possibilitando uma melhoria da saúde de praticamente de diferentes faixas etárias.

      A musculação aplicada às pessoas mais velhas trazem benefícios muito satisfatórios na melhoria da qualidade de vida dos mesmos. Talvez, uma das piores coisas do ser humano é perder seu condicionamento funcional, ou seja, sua capacidade de independência para as tarefas diárias, sejam elas relacionadas ao seu ambiente, ou mesmo, à sua própria manutenção de vida, como andar, subir uma escada, escovar os dentes, tomar banho, entre outras.

      A musculação, portanto, melhora a capacidade muscular do indivíduo, dando-lhe mais força, potência e  resistência. Também, melhora a densidade óssea, causada pela osteoporose, a qual aumenta muito o perigo de fraturas pela baixa densidade, principalmente após os 60 anos de idade.

      Em suma, pode-se dizer que a musculação aplicada para as pessoas de mais idade resulta na melhoria significativa de executar atividades cotidianas que antes havia dificuldade, bem como, melhora sua autoestima, gerando um aumento na qualidade de vida. Entretanto, é preciso observar que toda atividade deve ser orientada por um profissional de Educação Física, o qual possui competência para orientar as atividades mais adequadas dentro de cada caso.

Fontes:

CAMPOS. M. A. Musculação. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2008. 178 p.