O Colesterol, como relatado anteriormente, no artigo Colesterol X Doenças Cardíacas, traz riscos à saúde. Ele provém de origem animal, já que alimentos vegetais não o contêm. Desta forma, muitos produtos que chegam a nossa mesa diariamente constituem uma rica fonte de Colesterol.

butterA gema de ovo, a manteiga, o leite integral, sorvetes, queijos cremosos, óleo de coco, carnes vermelhas, camarão e enlatados, são exemplos de alta concentração de gorduras que devem ser evitadas. É importante salientar que as gorduras não devem ser abolidas da dieta diária, já que ela é essencial ao nosso organismo, mas, devemos moderar o uso e consumo de determinados alimentos.

camarãoPortanto, torna-se sempre importante observar o rótulo dos alimentos no momento da compra, bem como substituir alguns produtos por outros de menor concentração de gordura, evitando assim um prejuízo maior à saúde.

 Fontes:

McARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2003. 1113p.

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 3.ed. São Pauulo: Manole, 2000. 527p.