O Colesterol é um tipo de gordura, classificado dentro do grupo de esteróides e possui diversas funções importantes dentro do organismo humano, como participar da estrutura das membranas celulares e da produção dos hormônios sexuais. Entretanto, o nível elevado de Colesterol no organismo, está associado ao risco de desenvolver doenças cardíacas.

Grande parte das doenças cardíacas relacionadas às dietas, ocorre com o aparecimento da aterosclerose, ou seja, uma real diminuição na luz das artérias. Falando de maneira mais simples, há um acúmulo de substâncias que reduzem o diâmetro interno das artérias, como mostra a figura abaixo.

colesterol

Uma dieta rica em gorduras, eleva o Colesterol, o que, em associação com outros processos como o sedentarismo, obesidade, tabagismo e hipertensão, potencializam os riscos cardíacos.

LDL X HDL

 A LDL e a HDL são duas lipoproteínas que conduzem o Colesterol dentro do nosso organismo. A LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade) possui maior teor de lipídios e menor teor de proteínas, enquanto que a HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) é formada por menor quantidade de lipídeos e maior de proteínas.

De modo geral, as LDL levam o Colesterol até as artérias, onde são oxidadas e iniciam a formação das placas, dificultando a passagem do sangue. Já a HDL atua como uma vassoura, removendo o Colesterol da parede arterial, melhorando o fluxo sanguíneo. É por este motivo que comumente se chama a LDL de “Colesterol Ruim” e a HDL de “Colesterol Bom”.

Fontes:

McARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2003. 1113p.

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 3.ed. São Pauulo: Manole, 2000. 527p.