Considerado por muitos como uma mistura do Futebol e do Basquetebol, o Handebol talvez seja, muito mais antigo que ambos, já que há relatos de um jogo chamado “Urânia” praticado na Grécia Antiga. Outro relatado como “Hasparton” também faz parte da história de romanos em 130-200 DC.  Mais recentemente, em 1848, o “Haaddbold” era criado por Holger Nielsen, um Dinamarquês. “Hazena”, “Sallon” e “Raftball” são exemplos de outros precursores do Handebol.

HANDEBOL_ANTIGO_2Entretanto, o Handebol de hoje, teve seu marco principal com Karl Schelenz, um alemão que em 1919 reformulou um jogo chamado “Torball”, muito praticado pelas operárias da Fábrica Siemens, criando então, o “Handball” para 11 jogadores. Não demorou muito para que a modalidade se propagasse, tornando-se um desporto oficial em 1920. Cinco anos depois disso, aconteceu o primeiro jogo internacional da história entre alemães e austríacos, com estes vencendo o jogo por 6 X 3.

         Atualmente, o Handebol faz parte das Olimpíadas, fato que inicialmente ocorreu em 1936 nas Olimpíadas de Berlim.

O Brasil, por sua vez, obteve grande destaque no Handebol Feminino, quando no último ano, sagrou-se Campeão Mundial de 2013 pela primeira vez na história da modalidade pelo placar de 22 X 20 diante das anfitriãs sérvias.


 Fontes:

BREGOLATO. R. A. Textos de Educação Física para sala de Aula. 2. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1994. 103p.;

WIKIPEDIA. Handebol. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Handebol. Acesso em 04 de fev. 2014;

PORTALCBHb. História do Handebol. Disponível em:   http://www.brasilhandebol.com.br/noticias_detalhes.asp?id=27174&moda=002&area=&ip=1. Acesso em 04 de fev. 2014.